martes, 2 de diciembre de 2008

Osteoblastos x Osteoclastos



 
 

Enviado por Gonzonet a través de Google Reader:

 
 

vía biologia « WordPress.com Tag Feed de Felipe Lengert el 1/12/08

ossos

Ora mas que nomes esdrúxulos são estes? Se você, como eu, ainda não fala fluentemente grego, não conseguiu perceber que blast significa germinar, e clast significa quebrar. Osteo você deveria no mínimo imaginar que está relacionado com osso. Portanto, deduzimos que:

Osteoblastos - aqueles que fazem nascer os ossos.
Osteoclastos - aqueles que quebram os ossos.

Se minhas professoras de biologia tivessem sido mais espertas, teriam explicado a nomenclatura desta forma, e eu não teria esquecido destes dois tipos de células que formam o tecido ósseo. Recentemente lembrei, e achei este assunto extremamente interessante.

É no mínimo curioso saber que nosso esqueleto não é uma coisa fixa, e que pode mudar de forma ao longo de toda nossa vida. Isso acontece de forma evidente nos atletas, que exigindo um alto esforço da sua estrutura óssea, colocam os osteoblastos para trabalhar, e fazem com que seus ossos fiquem mais grossos.  Mas estas modificações ocorrem naturalmente em todos os seres humanos, e as reações dependem da forma como estimulamos o esqueleto.

Se você passa o dia inteiro sentado, sem praticar nenhuma atividade física, pode ter certeza que seu esqueleto está se adaptando a esta situação, e depois de alguns anos você provavelmente não vai gostar do resultado. O ideal é praticar regularmente algum exercício, que alongue bem os músculos, force controladamente os ossos, e trabralhe a coluna vertebral de forma completa. Isso fará com que os osteoblastos entrem em equilíbrio com os osteoblastos, deixando seus ossos sempre saudáveis.

A forma com que eu faço isso é através das técnicas orgânicas do Yôga Antigo¹, os ásanas (pronuncie ássanas). Num primeiro momento os ásanas trazem você para uma condição de normalidade, recuperando pequenos problemas decorrentes do nosso estilo de vida atual. Em seguida, com uma boa condição física, você estará preparado para realizar de forma mais efetiva as inúmeras outras técnicas englobadas pelo Yôga.

Se você já pratica, durante suas permanências lembre-se que seus osteoblastos e osteoclastos estão trabalhando ativamente naquele momento!

¹ É sempre importante frisar que Yôga é uma filosofia, e não uma ginástica, nem uma religião, tampouco um arranjo floral. Dentro do Swásthya Yôga apenas uma pequena parte da prática se assemelha a exercícios fisicos, mas com certeza vai muito além disso.

 
 

Cosas que puedes hacer desde aquí:

 
 

No hay comentarios: